quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Prefeita Carla tem extensa agenda no Rio de Janeiro


Prefeita Carla com o secretário de Habitação, Leonardo Picciani

O secretário de Estado de Habitação, Leonardo Picciani, afirmou em reunião com a prefeita Carla Machado que realizará a atualização do cadastro dos moradores da Cehab, em Atafona, e dentro de uma semana encaminhará propostas para regularização das residências, ocupadas, em sua maioria, por pescadores. Carla cumpre extensa agenda no Rio de Janeiro desde segunda-feira, onde já se reuniu com a diretoria do Sebrae e com a gerente regional da Superintendência de Patrimônio da União.

Na terça-feira (11), a prefeita se encontrou também com a cúpula da Secretaria de Estado de Educação e voltou a afirmar a necessidade de qualificar a população de São João da Barra, destacando a importância do ensino técnico. Para a secretária de Educação, Tereza Porto, a implantação de unidades de ensino médio integrado é um caminho para suprir possíveis carências diante do aumento da demanda por qualificação.

Em parceria com a Secretaria de Educação a Prefeitura vai mapear as necessidades de ensino técnico identificando a demanda que surgirá a partir do Complexo do Açu. A idéia é criar unidades em horário integral mesclando o ensino médio na parte da manhã com o técnico oferecido à tarde. No modelo de parceria, a Prefeitura oferecerá a área e o Estado construirá a unidade.

Tereza Porto garantiu à prefeita que as obras realizadas nas escolas estaduais estarão concluídas em breve e que isso não causará alteração no cronograma de aulas. O adiamento do reinício das aulas da rede pública estadual foi motivado pela gripe Influenza A (H1N1), mas uma reunião esta semana com a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil será determinante para decidir se haverá ou não um novo adiamento.

Da Secretaria de Habitação a prefeita obteve a garantia de parceria na construção de unidades habitacionais para as camadas sociais com renda familiar até três salários mínimos. Leonardo Picciani garantiu a inserção de São João da Barra em programas do governo federal, como o “Minha casa, minha vida” que beneficia famílias com renda até esta faixa salarial. As casas são construídas em conjuntos com até 100 unidades, financiadas em até 10 anos e o valor da prestação varia entre R$ 50,00 e R$ 135,00.

Para a prefeita, Carla Machado a agenda do Rio tem sido extremamente proveitosa.Ontem ela teve reuniões com o vice-governador Luiz Fernando Pezão – em exercício da função de governador com a viagem do governador Sérgio Cabral à Europa –, com a nova diretoria da Fundação Ceperj – que realizou o concurso para profissionais da Saúde em São João da Barra e com a cúpula da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Codin – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – para tratar da desapropriação de áreas no 5º Distrito.

- Essa desapropriação é polêmica e não pode ser feita sem levar em consideração a ocupação das áreas por agricultores locais. Não se pode simplesmente chegar lá e dizer que as pessoas não residirão mais naquele lugar onde construíram as suas vidas. É preciso avaliar melhor a situação, afirma a prefeita, que se mostrou otimista. “Tenho certeza de que o secretário Júlio Bueno vai concordar comigo quando souber exatamente o que está acontecendo ali”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário