quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Artigo- Jorge Picciani


Às vezes ficamos procurando palavras que possam expressar este momento de sintonia entre o presidente Lula e o governador Sérgio Cabral que, não me canso de enfatizar, tem trazido tantos benefícios à nossa população. Esta semana, o empresário Eike Batista resumiu de forma brilhante esta fase. Ele afirmou que “Deus é brasileiro e agora, provavelmente, está morando no Rio”. Dita por um empresário, que lidera a construção do Super Porto do Açu, em São João da Barra, empreendimento que vai mudar o perfil da cidade e das regiões Norte e Noroeste do nosso estado, ela ganha uma força extraordinária, porque expõe o sentimento de otimismo que contagia quem tem oportunidade de assistir a mudança das perspectivas de futuro das pessoas.
Mais do que concordar com a frase, divido com Eike a felicidade de estar vivendo este momento e ver que o estado do Rio de Janeiro, que tem tantos desafios a vencer, está conseguindo avançar na melhoria da polícia, dos hospitais, das escolas, da habitação e do meio ambiente, enfim, dos serviços essenciais à população. Ao modernizar a frota de carros da polícia e terceirizá-la, ao ampliar a rede de Unidades de Pronto Atendimento, garantindo o atendimento digno à população e desafogando as emergências dos hospitais, ao instalar aparelhos de ar-condicionado nas unidades de ensino público, ao reformar os conjuntos habitacionais garantindo a melhoria da infra-estrutura das favelas e ao despoluir rios e lagoas com recursos do Fundo de Conservação Ambiental (Fecam), estamos diminuindo as desigualdades e dando condições aos cidadãos de sentirem Deus mais próximo de nós.
O Poder Legislativo tem participado destas mudanças e dado respaldo a estas transformações. Quando discutimos, aperfeiçoamos e aprovamos um projeto de lei enviado pelo Poder Executivo com rapidez, fiscalizamos os órgãos de estado impedindo desvios e discutimos com a sociedade a construção de uma legislação moderna que possa dar conta dos avanços necessários, estamos fazendo a nossa parte. Quando conseguimos ampliar nossa eficiência e ao mesmo tempo economizar recursos previstos no orçamento da Assembléia Legislativa, estamos mostrando o nosso respeito aos impostos pagos pelo cidadão. Quando desenvolvemos controles internos e adotamos medidas que ampliem a prestação de contas de nosso trabalho e o contato com cada um dos cidadãos, estamos abrindo nossas portas à participação. Quando reduzimos o recesso parlamentar, acabamos com o pagamento das sessões extraordinárias, publicamos em nosso site a lista de presença e de viagens dos deputados mostramos a nossa sintonia com os anseios da sociedade. E quando tudo isso ajuda o fluminense a se orgulhar do Rio de Janeiro, tenho certeza de que é possível fazer ainda mais.
São estas ações e este sentimento de que a partir do nosso trabalho é possível mudar a realidade para melhor, não apenas do empresariado que aqui investe, mas principalmente da população mais carente, que me dão ânimo para prosseguir. E mais do que isso, para lutar, diariamente, para que os avanços continuem a ocorrer como numa corrente em que o bem se sobrepõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário