quarta-feira, 1 de julho de 2009

Siderúrgica vai se instalar no Açu.


A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, que esteve em Wuhan nesta quarta-feira, 1º de julho, junto ao governador Sérgio Cabral, ao empresário Eike Batista e à comitiva brasileira para uma reunião com a presidência do grupo chinês Wuhan Iron & Steel (Wisco), um dos gigantes da siderurgia no mundo, informa que os chineses vão instalar uma siderúrgica no Complexo Logístico e Portuário do Açu, empreendimento do grupo EBX.
Segundo estimativa, o negócio de 4 bilhões de dólares deve gerar cerca de 20 mil empregos com a construção da siderúrgica. A comitiva teve acesso à planta siderúrgica que mostra a grandiosidade do projeto.
“Esse é um dia histórico para o nosso município. Estamos confirmando através dessa visita à China que São João da Barra vai ser um pólo de desenvolvimento para a região e para o país. Por isso, estamos investindo maciçamente em qualificação profissional para dar oportunidade de o nosso povo estar inserido nesse processo de desenvolvimento”, frisa a prefeita.
A meta da Wisco é alcançar, até 2010, a produção em escala de mais de 30 milhões de toneladas por ano, com faturamento superior a 14 bilhões de dólares. O grupo tem 84 mil funcionários e fabrica uma variedade de produtos em aço. O seu presidente da empresa, Deng Qilin, deverá vir ao Rio ainda este ano.
A confirmação da instalação da Wisco no Açu deve fortalecer os laços estratégicos com outras empresas, entre elas, a JAC Motors – montadora de automóveis de alta tecnologia, que já tem assinado com o grupo EBX memorando de intenção para se instalar no Complexo.
“A siderurgia é uma âncora para novos investimentos no Porto do Açu. Desde os investimentos na indústria naval, em equipamentos para o pré-sal, aos investimentos na indústria automotiva, que pode se instalar ali com garantias, porque terá aço de qualidade”, ressalta o governador Sérgio Cabral.
A viagem – Desde que chegou à China, a prefeita Carla Machado já esteve no China Desenvolviment Bank (CDB) em busca de novos investimentos para o município e participou da cerimônia de assinatura do contrato de fornecimento de 30 trens para o estado do Rio de Janeiro. Além disso, Carla esteve em reunião com o prefeito de Pequim.
Pela manhã desta quinta-feira (02), a comitiva estará em Xangai visitando a Chery, maior montadora chinesa de automóveis, e também a Shanghai Dredging Corporation - estatal secular, fundada em 1905, integrante de um poderosíssimo conglomerado de companhias chinesas que inclui a subsidiária Chec Dredging Company e que desfruta da condição de maior empresa de dragagem da China.
À tarde vão estar em Shenzhen onde se reunirão com a presidência da empresa Build Your Dreams (BYD) e posteriormente visitarão a fábrica de carros da empresa. A BYD é a companhia que mais longe foi no desenvolvimento de um automóvel movido à bateria que pode percorrer longas distâncias, num projeto de desenvolvimento de tecnologia para carros híbridos e elétricos.

Fonte:Secretaria de Comunicação Social

Um comentário:

  1. essas fotos devem doer muinto em alguns vereadores perseguidores do atraso e do derrotado Betinho,as eleições estão distantes e eles ficam falando besteiras na rádio local,vamos trabalhar para ajudar a população que tanto precisa,com mais fonte de trabalho e não simplesmente com palavras,que não leva a lugar nenhum.

    ResponderExcluir