Objetivando prevenir futuras dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização de alunos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra desenvolve há três anos o Sistema de Aplicação de Atividade Avaliativa para alunos da Pré-Escola-2/Educação Infantil, analisando diversos critérios como interpretação de texto, alfabeto e resolução de problemas.
Segundo o secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, a avaliação direcionada aos alunos da faixa etária de 5 anos é baseada no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, que utiliza diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita).
— Essas linguagens são ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva — explicou.
No ano de 2010, as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, Érika Alves e Wanessa Vilella, aplicaram Atividade Avaliativa da Educação Infantil em todas as unidades escolares observando aspectos como participação do diretor, organização do ambiente da sala de aula, metodologia utilizada pelo professor e seu domínio diante da turma, aprendizagem e freqüência dos alunos.
— A nossa preocupação não é apenas com a qualificação dos professores, mas também com o rendimento dos alunos. Por isso, há necessidade de se investir na Educação Infantil visando melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – finalizou o secretário, acrescentando que a construção de creches e ampliação de escolas com Educação Infantil estão incluídas nos investimentos.
Fonte:Secom - São João da Barra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário