sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ações da prefeitura de SJB minimizam riscos relacionados às chuvas de verão.

Vítima constante das chuvas de verão nos últimos anos, que causou transtornos e prejuízos a boa parte da população nas áreas urbana e rural, o município de São João da Barra vem adotando medidas visando amenizar a situação em caso de novas cheias.
Entre elas está a abertura e manutenção de canais cortando diversas comunidades nos seis distritos, construção de rede drenagem com manilhas e canos nas áreas urbanas e reforço e reconstrução de diques, rompidos em decorrência da última grande cheia do Rio Paraíba do Sul, no ano de 2007.
De acordo com cálculos da secretaria municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, aproximadamente 100 quilômetros de canais foram abertos em todo município e outros 100 quilômetros foram recuperados. Em relação aos diques, um total de dois quilômetros receberam reforço, com uma parte sendo reconstruída no dique do Viana, na altura das comunidades de Degredo e Cajueiro. Esse trabalho viabilizado por meio de parceria entre prefeitura e governo do estado.
— Essas ações, juntamente com as redes de drenagens, nos permite afirmar que, em caso de novas cheias, serão minimizados em cerca de 70% os transtornos no município. Vale lembrar que existem dois tipos de enchentes que atingem São João da Barra. Uma é a cheia do Rio Paraíba do Sul e, outra, é o acúmulo de água em bacias isoladas pelo fato do lençol freático já estar saturado, como aconteceu nos anos anteriores em diversos pontos do município, como Grussaí, Atafona e no quinto distrito — explica Marcos Sá, secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
De acordo com coordenador municipal de Defesa Civil, Felício Medeiros Valiengo, o município permanece em estado de atenção, pois o Rio Paraíba está com nível elevado e deverá continuar subindo nas próximas 48 horas. “Esse aumento do volume de água no Paraíba se deve à abertura de duas comportas ao longo de seu curso. Mas a expectativa é de que ele não chegue ao nível que do final de dezembro, quando atingiu 7,75m, ficando 1,15 metros acima do nível normal, de 6,60m”.
Ainda de acordo com o secretário, no momento, máquinas da prefeitura trabalham no nivelamento de diques que sofreram com a retirada de material em decorrência do trânsito de animais.

Fonte:Secom - São joaão da Barra

Nenhum comentário:

Postar um comentário