Dilma 17 pontos à frente de Serra no Rio
A mais recente pesquisa IBOPE não deixa dúvida de que Dilma Rousseff entrou em ascensão também no estado do Rio. E com ampla vantagem: nada menos que 17 pontos separam a pré-candidata do PT à Presidência, líder na pesquisa, do tucano José Serra. Na estimulada, Dilma tem 44%, contra 27% de Serra, em segundo, e 10% de Marina Silva (PV), em terceiro.
Os números da espontânea também surpreendem. A petista lidera com 19%, 11 pontos à frente do tucano. Para o governo do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) lidera com folga e teria possibilidade de ganhar no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Tem 43%, seguido de Anthony Garotinho (PR), com 21%, e Fernando Gabeira (PV), com 12%.
Para o Senado, Crivella (PRB) e Cesar Maia (DEM) lideram, com 26% e 24%,respectivamente, no cenário da estimulada. Lindberg Farias (PT) surge em terceiro, com 8%, e Jorge Picciani (PMDB) em seguida, com 4%
Indecisos
Chama a atenção índice na espontânea para a Presidência no estado: 51% dos
entrevistados não sabem em quem votar.
3º Grau
Dilma tem a preferência dos que têm curso superior – 45%. Nesse grupo, Serra
surge na preferência de 26% no estado.
Mister (W) M.
A grande surpresa é Wagner Montes (PDT). Ele mudaria o cenário. Incluído na lista, na estimulada aparece em segundo (21%), atrás de Cabral (35%) e à frente de Garotinho (16%). Na espontânea, empata com Gabeira em 3º (2%).
Dentro e fora
Cesar Maia é mais forte na capital, com 30% – 48% dos seus votos vêm da cidade e região metropolitana. Crivella lidera na metropolitana e interior, de onde extrai 62% de seus votos.
Cenário
A pesquisa foi encomendada pelo Sindicato dos Condutores da Marinha Mercante e registrada no TSE (nº 12414/2010.). Foram ouvidas 812 pessoas entre os dias 19 e 21 maio. Margem de erro de 3%.
**
DETALHES
Dilma lidera em todas as regiões do estado do Rio - capital, metropolitana e interior, com pouca variação, mas surge com força na capital. Ela perde força à medida que sai da capital para o interior (46%, 43% e 41%). Já Serra vem em ascensão do campo/montanhas para a praia. Ele é mais forte no interior (36%), tem 29% na metropolitana e 21% na capital. Mas perde pra Dilma em todas.
**
Um dado curioso. Os índices "brancos", "nulos" e "não sabem" somam 23% na pesquisa estimulada, um número considerado alto pelo método.
**
Gabeira prova que é o voto dos jovens. Tem 31% de seus eleitores na faixa dos 16 a 29 anos. É o mais alto índice entre os candidatos.
**
Cabral é o preferido do povão. Ele tem 45% dos votos dos que ganham de 1 a 2 salários minimos, e 28% dos que ganham o mínimo. Já Gabeira é o escolhido da Classe A. É o preferido de 48% (somatória) dos que ganham de 5 a 10 mínimos.Cabral rivaliza com Garotinho nas classes C e D. Garoto tem 58% da preferência (somatória) dos que ganham de 1 a 2 mínimos.
**
76% na Espontânea não sabem em quem votar para o Senado!
**
Entre os que ganham mais de 10 mínimos, Lindberg Farias (PT) é o único dos candidatos ao Senado que surge com intenção de voto: 5%. Entre os que ganham de 5 a 10 mínimos, ele rivaliza com Crivella (PRB), que tem 6%. (O petista continua com 5%). Nesse cenário, Jorge Picciani (PMDB) tem 3% e Cesar Maia (DEM), 4%.
**
Os eleitores de Crivella estão nas classes C e D. Tem 18% da preferência entre os que ganham de 1 a 5 salários.
**
Índice de Satisfação: 83% dos entrevistados no estado estão "satisfeito" ou "muito satisfeito" com a vida que levam hoje. Só 15% estão "insatisfeitos" e 2% "muito insatisfeitos".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário