quinta-feira, 20 de maio de 2010

Prefeita Carla Machado participa do 7º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal em Portugal

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, participa de mais uma Missão Internacional para conhecer novas culturas e projetos que possam ser absorvidos e desenvolvidos no município, adequando-os à realidade sanjoanense. Entre os dias 24 e 28 de maio de 2010, a chefe do executivo estará participando do 7º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal, na cidade de Seixal, em Portugal. Também farão parte da comitiva o secretário de Planejamento, Victor Aquino; o secretário de Meio Ambiente, Marcos Sá; o técnico em Meio Ambiente, André Pinto; a coordenadora geral da Educação, Graça Vicente; e o secretário de Promoção Social, José Amaro Martins de Souza (Neco).
O Seminário Binacional é promovido e organizado pelo Instituto Ambiental Biosfera, Guanandi Instituto de Renovação Social – GIRS, contando com o apoio da Câmara Municipal do Seixal (Portugal) e a colaboração da Universidade Autônoma de Lisboa, com o objetivo apresentar aos prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e parlamentares brasileiros os avanços alcançados nos diversos setores que compõem a gestão pública municipal do Seixal, incluída entre as cidades com melhor qualidade de vida em Portugal.
Durante cinco dias as delegações brasileiras terão oportunidade de conhecer tanto as políticas públicas e as diretrizes governamentais, quanto os projetos e programas empreendidos com sucesso pela administração daquela que é considerada uma cidade-modelo portuguesa. Contemplando enfoques sobre gestão pública municipal, o Seminário abrange as áreas de planejamento urbano, infraestrutura, meio ambiente, saneamento, educação, cultura, saúde, esporte, bem-estar social, transporte, segurança pública, turismo, tecnologia da informação e responsabilidade social.
Na agenda técnica estão incluídas palestras e mesas redondas, com discussões e debates, além de visitas técnicas a projetos das municipalidades do Seixal, Lisboa e Setúbal, além de cidades vizinhas. Também haverá uma agenda complementar de visitas culturais e turísticas. Está prevista ainda, mas não confirmada, uma audiência especial da delegação brasileira junto ao Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.
Segundo a prefeita Carla Machado, esta será mais uma oportunidade para que São João da Barra possa fazer intercâmbio com propostas de desenvolvimento sustentável que são exemplos para o mundo. Esta região portuguesa tem notório crescimento acompanhado da melhora da qualidade de vida da população.
OUTRAS MISSÕES – Em junho do ano passado, a prefeita Carla Machado embarcou rumo à China junto com o governador Sérgio Cabral e o empresário Eike Batista, para conhecer a infraestrutura chinesa e buscar novos investidores para o Complexo Logístico e Portuário do Açu. Dentre estes novos contatos estava a Wisco que recentemente confirmou a instalação de uma siderúrgica em São João da Barra. A companhia é a terceira maior siderúrgica da China, cuja produção equivale à soma da produção de todas as siderúrgicas brasileiras. Em outra missão internacional, desta vez na Itália, em novembro do ano passado, promovida pelo Sebrae, a prefeita Carla Machado conheceu negócios voltados ao empreendedorismo e ao cooperativismo visando fomentar ainda mais um programa criado em sua gestão, o Prominc – Programa Municipal de Incentivo ao Cooperativismo.
No último dia 10 de maio, São João da Barra foi a vencedora, na categoria “Formalização de Empreendimentos”, da etapa Fluminense, do 6º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O município concorreu com o Prominc que hoje conta com quatro iniciativas englobando cerca de 110 mulheres. Em todo o Estado, 42 projetos de estímulo ao surgimento e à sustentabilidade das micro e pequenas empresas foram inscritos; somente 20 chegaram à final. São João da Barra foi a única cidade das regiões Norte e Noroeste fluminense a concorrer.


Fonte:Secretaria de Comunicação Social de São João da Barra

Nenhum comentário:

Postar um comentário