quinta-feira, 25 de junho de 2009

Prefeita Carla promove coletiva para a imprensa antes de embarcar para a China

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (24) para a imprensa local e regional com o intuito de delinear todas as ações estratégicas de seu governo nestes quatro anos e meio e também detalhar o roteiro de sua ida à China junto com o governador Sérgio Cabral e com o empresário Eike Batista. A prefeita embarca na próxima sexta (26).
A comitiva, ainda composta de secretários de estado, representantes do grupo EBX, da Firjan, do Sebrae, da ACRJ e de outros órgãos, visitam o Bank of China e se reúnem com o prefeito de Pequim, além de estarem com representantes do China Investment Corporation (Fundo Soberano Chinês). No roteiro consta, ainda, uma reunião com o presidente da JAC - fabricante de carros e caminhões, empresa que tem assinado memorando de intenção em se instalar no Porto do Açu. Em Wuhan, a comitiva ser reunirá com a presidência da siderúrgica Wisco que também de protocolo de entendimento para se instalar no Açu.
A maior montadora chinesa de automóveis, a Chery, localizada em Xangai, também vai ser visitada pela comitiva, assim como a Shanghai Dredging Corporation. Hong Kong e Cingapura também fazem parte do roteiro.
Na ocasião, a prefeita Carla Machado ressaltou que diversas ações estão sendo implantadas para mitigar quaisquer impactos negativos do empreendimento e que qualificação é primordial para inserir a população de São João da Barra neste contexto de desenvolvimento. “Em parceria com a LLX e com o Senai implementamos cursos de qualificação para a demanda da construção civil do Porto do Açu e que já gera resultado. Além disso, temos uma parceria com o IFF e já estão em andamento no município cursos técnicos em Informática Industrial, Segurança do Trabalho e Logística Portuária, sendo este último criado especificamente para o Porto. E saímos na frente ao implantar o único curso totalmente gratuito de mandarim no país”, esclarece.
Carla acrescenta que o município está se estruturando e um forte trabalho de planejamento estratégico norteia essas ações. “Disponibilizamos internet livre para a população, criamos a nossa primeira APA, vamos criar a maior unidade de conservação de restinga do Estado, estamos viabilizando macrodrenagem e o nosso Plano Diretor formata o macrozoneamento apontando as áreas de interesses ambiental, agrícola, industrial”, enumera.
Outro ponto que a prefeita frisa diz respeito às atividades de base do município. “Temos trabalhado muito para mitigar o impacto ao pescador e ao homem do campo. Em parceria com a empresa vamos construir um Terminal Pesqueiro em Atafona, criamos cooperativas e o agricultor está tendo todo o apoio logístico para que sua produção possa render cada vez mais renda para ele”, finaliza.
MAIS UMA VEZ PREFEITO – Genecy Mendonça (Dodozinho) atual vice-prefeito de São João da Barra vai mais uma vez assumir o posto que tão bem conhece. Durante 11 dias em que a prefeita Carla Machado estiver na China é ele quem assume o cargo, tornando-se o prefeito mais velho do Estado, com 91 anos de idade. Dodozinho já foi prefeito duas vezes (1977-1982; 1989 a 1992) e vice três vezes.

Fonte:Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário