quinta-feira, 7 de julho de 2011

Marina Silva e Gabeira sairão do PV.


O ex-deputado Fernando Gabeira confirmou, nesta quinta-feira (7) sua desfiliação do PV. O anúncio ocorreu via teleconferência entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Na capital paulista, um grupo de lideranças ligadas à ex-senadora Marina Silva está reunido para divulgar a saída do partido e a criação de um movimento com a bandeira "verde e cidadania". O vice-presidente do PV, o deputado federal Alfredo Sirkis (RJ), já antecipou que a ex-ministra sairá da legenda.
Uma das lidenças mais importantes do PV, Gabeira candidatou-se pela primeira vez a um mandato eletivo em 1986, quando disputou o governo do RJ, em 1989 foi candidato a presidente da República. Foi eleito deputado federal em 1994, em 1998, em 2002 (estava no PT)e em 2006, foi o deputado mais votado do Estado do Rio de Janeiro com mais de 200.000 votos.
Em 2008, disputou a prefeitura do Rio e perdeu para Eduardo Paes (PMDB) no segundo turno por uma diferença de votos menor que dois pontos percentuais. Em 2010, disputou as eleições para o governo do Rio de Janeiro, mas perdeu para Sérgio Cabral (PMDB), que foi reeleito.
Nesta quarta, Gabeira afirmou que a criação do novo movimento é uma resposta ao "problema de aproximar a sociedade dos grandes temas e da participação política".
Segundo ele, o movimento será criado para responder a essa questão, uma vez que os partidos, na opinião do ex-parlamentar, estão desgastados e distantes da população. “O movimento tem que atuar no governo”.
Gabeira afirmou que o movimento poderá ser agregado por outros partidos ou será necessário criar uma nova legenda. “Acredito que é possível que os partidos sejam capazes de compreender a importância de aderir a um movimento como esse”, disse.

Crise
Desde o fim de junho, há rumores de que a ex-senadora e um grupo de aliados deixarão o PV devido a divergências internas.
Maurício Brusadin, que presidia o diretório do PV paulista, oficializou a saída da legenda nesta quarta-feira e avaliou que o PV passa por uma crise de intermediação, assim como outros partidos.
Ele citou como exemplos as recentes denúncias sobre o Ministério dos Transportes, a disputa dentro do PR por quem vai ocupar a vaga deixada por Alfredo Nascimento e cobrança por cargos públicos feita ao governo Dilma Rousseff pelo PMDB.
“O PV não é diferente. Não é a toa que essa crise de intermediação está acontecendo. Tentamos de tudo, criamos um movimento de transição democrática, queríamos dialogar, sem atravessadores”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário